Teresina é a capital do estado do Piauí e está situada na região nordeste, tendo sido fundada em 16 de agosto de 1852.
A Cidade Verde, como é carinhosamente conhecida, foi criada às margens do Rio Parnaíba, estando localizada a 343 km do litoral.
A população da cidade é de quase 900 mil habitantes, fazendo com que ela esteja em 7º lugar no ranking das mais populosas do Brasil.
E a história dessa cidade linda e arborizada pode ser contada a partir de seus bairros, então venha conferir!
A história de Teresina
A capital do estado do Piauí surgiu a partir de uma pequena comunidade situada às margens do Rio Poti, e que posteriormente, o primeiro bairro da capital piauiense levaria o nome desse rio: bairro Poti Velho.
À beira desse rio vivia tranquilamente uma comunidade indígena, os chamados índios Potis. Eles praticavam a pesca para sobreviver, mas quando chegou a região o bandeirante Domingos Jorge Velho, diversos deles foram executados.
Os índios que não foram mortos pelo bandeirante decidiram se aliar aos fazendeiros que moravam na localidade, fundando assim, a Vila Poti.
Atualmente, na zona norte da capital situa-se o bairro Poti Velho, e que conserva as origens indígenas a partir do artesanato e da pesca. O turismo no local também se destaca.
E uma curiosidade em relação à extensão territorial de Teresina comporta: 33 Holandas, 4 Alemanhas e 10 Inglaterras. E com isso, é possível ter uma noção do quão extenso é o território da capital do Piauí.
A importância dos bairros
Os bairros foram criados com a finalidade de organizar a população por área, fazendo com que eles sejam uma subdivisão do município ou comunidade.
Cada um tem a sua individualidade, sendo destacado na forma de agir, falar, através dos hábitos e da cultura.
A história dos bairros está diretamente ligada à sua localização, fazendo com que os hábitos, a cultura e costumes das pessoas que vivem naquele local formem a identidade daquele lugar.
Podemos exemplificar com aqueles que possui uma igreja na localidade, fazendo com que aquela área tenha uma religiosidade mais presente se comparada aos bairros que não têm.
A nomenclatura dos bairros também tem uma relação com os cenários que os compõem ou com as personalidades que moram na localidade. Em uma área em que tem um rio próximo, o nome do bairro tende a o mesmo, por exemplo.
A divisão dos bairros em Teresina
Como forma encontrada de organizar os 123 bairros que compõem a cidade de Teresina, foi criada em 26 de dezembro de 2000 a Lei Nº 2.960 e 2.965. Sendo dividida em quatro zonas.
As quatro divisões administrativas têm o objetivo de facilitar e distribuir da melhor forma possível o acesso da população aos serviços básicos de saúde, moradia e saneamento, fazendo com que cada uma tenha a sua especificidade.
E com isso, a cidade ficou distribuída em SDU´s: Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul), Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro-Norte (SDU Centro-Norte), Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU Sudeste) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste).
Os primeiros bairros da capital surgiram na região norte, como: o Aeroporto o Mafuá, o Poti Velho e Vila Operária.
Enquanto que na região sul, os primeiros bairros foram: Catarina, Vermelha, Piçarra e Cajueiro.
A partir da construção da ponte Juscelino Kubitscheck, nos anos 50, os limites do rio Poti foram sendo expandidos. E com isso, surgiram os primeiros bairros da zona leste: o bairro Jockey Club e o bairro São Cristóvão.
A distribuição dos bairros
Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro-Norte (SDU Centro-Norte) possui 40 bairros, o que equivale a 32,5% do total.
A sua população é de 228.906 pessoas, representando 29,8% da população urbana. A sua extensão territorial representa 71,51 km2, sendo 29,8% da área urbana. E a sua densidade demográfica é de 3.201 hab/ km2.
Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) possui 29 bairros, o que equivale a 23,6% do total.
A sua população é de 167.443 pessoas, representando 21% da população urbana. A sua extensão territorial representa 62,87 km2, sendo 26,2% da área urbana. E a sua densidade demográfica é de 2.663 hab/ km2.
Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul) possui 35 bairros, o que equivale a 28,5% do total.
A sua população é de 228.906 pessoas, representando 29,8% da população urbana. A sua extensão territorial representa 68,88 km2, sendo 28,7% da área urbana. E a sua densidade demográfica é de 3.441,62 hab/ km2.
Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU Sudeste) possui 19 bairros, o que equivale a 15,4% do total.
A sua população é de 134.119 pessoas, representando 17,5% da população urbana. A sua extensão territorial representa 36,69 km2, sendo 15,3% da área urbana. E a sua densidade demográfica é de 3.655 hab/ km2.
Foto: Igreja São Benedito vista dos jardins do Palácio Karnak
Autor: Fernando Santos Cunha Filho