Se você está reformando ou construindo uma casa, existem muitos detalhes que precisam ser observados; um deles é o projeto de iluminação. A iluminação correta é essencial para deixar o ambiente confortável e aconchegante, então é preciso saber como escolher a iluminação perfeita para seu ambiente.

E se você ainda está procurando por uma casa para chamar de sua, acesse nosso site e encontre imóveis com valor acessível. Caso prefira, você também pode entrar em contato com nossa central de atendimento por meio do WhatsApp (86) 3085-2101. Entre em contato hoje mesmo!

A seguir, trazemos três dicas básicas que vão te ajudar a escolher a iluminação perfeita para o seu ambiente. Acompanhe conosco e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Conheça os diferentes tipos de iluminação

Para você saber qual a iluminação perfeita para o seu ambiente, você precisa conhecer os tipos de iluminação que existem. De forma geral, a iluminação pode ser dividida em luz natural (que é a luz do sol que entra pelas janelas), luz ambiente (a iluminação principal do cômodo, geralmente a que fica no teto), iluminação específica (a que vem de arandelas e luminárias) e iluminação de realce (feita para dar destaque a objetos ou peças arquitetônicas).

Outra divisão comum diz respeito às cores e à temperatura da luz. A cor diz respeito à tonalidade da própria lâmpada, que geralmente é branca ou amarela. A luz branca é mais utilizada hoje em dia, mas há a diferença entre o branco quente e o branco frio. O branco frio quase não tem nuances amareladas, e é mais estimulante; já o branco quente tem um subtom amarelado e dá uma sensação mais aconchegante.

Leve em consideração o tipo e tamanho de ambiente

Agora que você sabe qual os principais tipos de iluminação, o próximo passo é saber qual combina melhor com cada ambiente. Isso depende muito da atmosfera que você quer criar e seu gosto pessoal, mas, via de regra, pode-se pensar da seguinte maneira:

• Quarto: para o quarto, a melhor opção é a luz branca quente, de preferência que se espalhe de forma suave pelo ambiente. Em vez de spots, você pode fazer a iluminação no gesso, que fica mais espalhada.

• Sala de estar: a sala de estar também se beneficia dos brancos quentes, em especial de luminárias e arandelas para uma luz mais direcionada.

• Sala de jantar: pode ser escolhida tanto a luz branca quente como a fria, as duas ficam legais. Para a sala de estar, os pendentes sobre a mesa são a última moda.

• Cozinha: como a cozinha exige um ambiente bem iluminado, é legal colocar luz branca fria. Use luzes específicas em áreas de preparo de alimentos.

Dicas para melhorar a sua iluminação

Existem alguns pontos aos quais você deve estar atento na hora de planejar a sua iluminação. O primeiro deles é a cor do teto; tetos claros ajudam a refletir a luz, e assim você pode comprar lâmpadas menos potentes e economizar. Aliás, essa é outra dica: opte sempre pelas lâmpadas de LED, pois serão mais econômicas ao fim das contas.

Por fim, nossa dica é para você ter atenção com objetos que refletem, como a televisão e o computador. Para não gerar poluição visual, estude bem o posicionamento desse tipo de mobília para que não fiquem no caminho das lâmpadas.

Esse conteúdo te ajudou? Então, não esqueça de compartilhá-lo com seus amigos! Para mais dicas e artigos sobre casas e decoração, dê uma olhadinha em nosso blog e fique atento para não perder nenhuma novidade!