Quando pensamos em construir, nos deparamos com inúmeras possibilidades de modelos e materiais, que nos permitem criar espaços com designs funcionais e modernos. Porém, para fazer a melhor escolha, é necessário entendermos todas as opções disponíveis.

Por isso, com o objetivo de te ajudar, preparamos este artigo com informações importantes sobre esquadrias.

A importância das esquadrias ao se construir

Durante a criação de um projeto de construção, diversas variáveis têm influência no resultado final. Se desejamos um espaço mais iluminado, mais privado ou até mesmo com uma decoração mais rústica, tudo aquilo que escolhemos tem um peso para que se possa alcançar o que desejamos.

Dentro desse aspecto, podemos dizer que as esquadrias possuem uma grande importância na construção civil, pois são necessárias para garantir que uma residência, por exemplo, consiga se proteger de agentes externos como o sol, o vento e a chuva.

Os tipos de esquadrias

Agora que entendemos sobre a importância das esquadrias ao se construir, obviamente precisamos conhecer os modelos que existem.

A partir do momento em que se foi entendido todos os benefícios de se usar esquadrias ao construir, surgiram diferentes tipos que visam dar ao consumidor a opção perfeita para a sua residência. Conheça algumas a seguir:

De abrir

Provavelmente o modelo mais comum, funciona através do mecanismo de dobradiças.

Guilhotina

Neste modelo, é possível realizar a abertura e fechamento de janelas simplesmente separando as partes que a compõem e as deslizando, assim, pode-se mover ambas para cima ou para baixo, garantindo uma boa circulação de ar.

Basculante

Funciona de modo parecido com uma gangorra. Ao abrir esta esquadria, deve-se levantá-la para cima, ao fechar, levá-la para baixo.

De correr

Um modelo moderno funciona através de trilhos que são instalados, pelos quais uma porta pode deslizar lateralmente, ocorrendo assim, a abertura ou fechamento de determinado cômodo.

Camarão

Ao optar por essa esquadria, além de garantir um maior espaço, você também opta por um design moderno e funcional, onde a abertura da estrutura acontece ao se dobrá-la.

Maxim-ar

Tem um modo de uso parecido com o modelo basculante, porém a vantagem deste é que é possível realizar uma abertura de 90 graus, tornando o ambiente bem mais arejado.

Os materiais disponíveis no mercado

Agora que você conhece os modelos de esquadrias, chegou a hora de saber os materiais que podem ser usados para compor este objeto:

Alumínio

Um dos mais utilizados, as esquadrias feitas de alumínio são uma boa opção especialmente para construções localizadas perto de praias, pois são não corrosivas.

Além do mais, têm um ótimo custo-benefício.