Ter um pet em casa é ter uma companhia para todos os momentos. Os animais de estimação nos dão muitas alegrias no dia a dia e merecem ter seu espacinho dentro das nossas casas. Mas como fica a questão do cuidado quando falamos de um condomínio fechado?
Muitos donos de pet tem receio de se mudar para condomínios com receio de rejeição dos vizinhos, mas não é preciso se preocupar. Animais de estimação são permitidos e muito bem-vindos em condomínios fechados, contanto que não atrapalhem a tranquilidade e a segurança dos outros moradores.
Na verdade, um condomínio fechado é até uma excelente escolha para quem tem pet justamente por causa da área comum e da segurança, entre outras vantagens. Se quiser saber mais como você pode morar em um condomínio fechado, você pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp.
Só que mesmo que os animais de estimação sejam aceitos, como fica a relação com outros moradores? Para ajudar você e seu pet a conviverem em harmonia com os vizinhos, confira nossas dicas sobre como cuidar do seu pet em um condomínio fechado.
Leve seu pet para passear ao ar livre
Um condomínio fechado é um ótimo lugar para cuidar do seu pet já que tem áreas comuns para passear com ele com segurança. O ar livre é ótimo para animais relaxarem e se divertirem, fora do ambiente fechado da sua casa.
Esses passeios são particularmente recomendados para animais de porte maior que precisam de espaço, mas também podem cair bem para animais menores e mais domésticos. Passear ao ar livre diverte seu pet e ainda pode fazer com que ele faça menos barulho, já que animais tendem a se manifestar quando estão estressados e, com isso, podem incomodar outras pessoas.
Sempre limpe a sujeira que o seu pet faz
A higiene é uma questão que todo morador deve cuidar em um condomínio fechado. Jogar lixo na lata de lixo e limpar a bagunça de festa são exemplos de coisas que qualquer morador deve fazer para preservar a limpeza da área comum. Já os donos de pets, devem também cuidar da sujeira de seus queridos animais de estimação.
Sempre que seu animal fizer as necessidades em um passeio na área comum do condomínio, cabe a você a recolher a sujeira. Dê banhos periodicamente para evitar o mal cheio e livrar de carrapatos e outras pragas. Mesmo dentro de casa mantenha a limpeza em dia para impedir que os odores cheguem a outras casas.
Não deixe seu pet solto no condomínio
Não é porque o condomínio fechado é seguro e o seu animal de estimação é comportado que você deve deixá-lo solto nas áreas comuns. Você nunca sabe quando ele pode reagir a um comportamento de outra pessoa ou animal e causar desentendimentos.
Além disso, é importante lembrar que existem pessoas com medo de animais. Mesmo que seu pet só queira brincar e esteja tranquilo, quem possui esta fobia pode não ficar confortável com essa situação. Por isso, deixe-o sempre na coleira e o controle na presença de outras pessoas que parecem incomodados com o animal.
Saber respeitar os limites é fundamental para que você, seu pet e seus vizinhos possam se divertir nas áreas comuns. Se seguir essas medidas simples, você pode cuidar do seu pet em condomínio fechado com tranquilidade.