A decoração é um dos momentos mais aguardados quando estamos de casa nova, ou até mesmo quando queremos dar aquela repaginada no nosso lar.
No entanto, o alto custo de uma reforma pode fazer com que a gente tenha que mudar ou adiar os nossos planos. Mas sabia que existem diversas maneiras de transformar o ambiente gastando bem menos? Já pensou como uma simples pintura pode fazer toda a diferença?
O custo para contratar um bom profissional de pintura pode ser ainda alto, mas fique tranquilo (a)! Saiba que é possível você dar aquela cara nova para aquele cômodo. Contudo, é preciso seguir algumas dicas para que o resultado final fique bom e com cara de profissional.
Nesse post vamos te dar algumas dicas de técnicas profissionais para que você não cometa erros e o seu sonho se torne um pesadelo.
Cuidados ao manusear as tintas
Antes de começar a colocar a mão na massa, é preciso se atentar a alguns cuidados ainda na fase inicial, que é a escolha da tinta. Optar por uma marca de qualidade pode fazer toda a diferença no resultado final. Defina qual o tipo de acabamento você prefere (acetinado ou fosco, por exemplo) e veja se ela é a adequada para aquele tipo de ambiente (interno, externo, parede, azulejo).
Outro ponto importante é a questão da cor. Calcule bem a quantidade de tinta que será necessária. Fique atento (a) aos lotes, porque podem sofrer variação de cor. Por mais que isso fique imperceptível aos nossos olhos, na parede isso pode criar um aspecto de “mancha”. Um bom profissional costuma misturar todas as latas em um recipiente para igualar o tom antes de começar a pintar.
Proteja o chão
Quando vamos fazer uma pintura, é normal causar uma sujeira, por mais profissional que a pessoa seja. No entanto, há maneiras mais adequadas de proteger tudo para que os respingos de tinta não caiam sobre superfícies e sobre o chão.
No piso, o ideal é utilizar sempre papelão, de preferência o ondulado. Embora muita gente ache que o plástico possa servir também, isso não é recomendado por algumas razões. Uma delas é que ele não absorve a tinta como o papel e demora para secar. Na hora de se movimentar pelo cômodo, você corre o risco de pisar na tinta fresca respingada e sujar o seu sapato e também a casa. Caso não seja viável, opte por jornal.
Caso a parede tenha rodapé, o melhor é utilizar uma fita crepe para proteger. Quanto mais grossa ela for, melhor será a cobertura. Lembre-se de tirar o pó dele antes para ela aderir mais fácil. Já as molduras de janelas, apenas a parte de madeira deverá ser protegida. Não é necessário cobrir os vidros, a não ser que esteja pintando o teto.
Clima influencia
Pode não parecer, mas o clima pode interferir na hora de pintar a sua casa, mesmo quando o ambiente é interno. Antes de iniciar o trabalho, verifique a previsão do tempo, pois a umidade em excesso pode atrapalhar na secagem da tinta.
A mesma precaução deve ser tomada em dias com o ar seco ou muito quente. Evite fazer o serviço caso a umidade esteja abaixo dos 10%, pois a tinta não se espalha facilmente e, com isso, a parede acaba ficando manchada.
Limpeza da superfície que será pintada
Antes de começar a pintura, é indispensável fazer a limpeza da parede. O produto que será utilizado também é importante nessas horas. Caso ela esteja apenas suja, utilize água e detergente. Caso o problema seja mofo, será necessário utilizar água sanitária para removê-lo.
Se o problema for alguma marca, como desenho feito por criança, apague com álcool (se for feito com lápis) ou lixe (caso tenha sido feito com caneta esferográfica). Todos esses cuidados irão evitar que apareçam manchas que podem dar um aspecto feio na sua pintura, principalmente se for uma cor clara.
Utilize um primer
Caso a parede tenha rachaduras ou tinta descascando, é preciso remover antes lixando ou raspando. Isso deverá ser feito antes da aplicação do primer. Caso tenha buracos, preencha com massa corrida e lixe até que a superfície esteja completamente uniforme.
Feito isso, agora é o momento para aplicar o primer. Se você deseja um acabamento mais profissional, ele não deverá ser descartado da sua lista. Ele bloqueia manchas, permite uma melhor cobertura e melhora a aderência da tinta. O ideal é que seja aplicado um que tenha um tom próximo a cor escolhida. Nas tintas escuras, ele ajuda a gastar menos tinta.
Truques de pintura
Chegou finalmente o momento de começar a pintura. Para que o acabamento fique bom, algumas dicas no manuseio do pincel e do rolo podem fazer toda a diferença. São eles:
– Sempre comece pintando do centro da parede até as extremidades. Dessa maneira você evita, por exemplo, que escorra tinta para o rodapé uma vez que o pincel estará mais seco próximo aos cantos.
- Antes de passar o rolo, utilize um pincel nos cantos da parede. Antes mesmo da secagem, venha passando o rolo. Aguarde algumas horas e repita essa aplicação. A partir da segunda demão não haverá mais diferença entre os cantos e o centro da parede.
- Uma dica de pintura é fazer com o rolo ou pincel um formato imitando uma letra “W”. Utilize-a como um guia na parede para finalizar a pintura. Isso ajuda a controlar melhor a quantidade de tinta utilizada e evitar manchas.
- Pinte sempre no momento de cima para baixo. Isso evita acúmulo de gotas de tinta, o que dá um ar de amadorismo, além do aspecto feio.
Agora que você já viu como é possível fazer uma pintura por conta própria e economizar um bom dinheiro. Está em busca do seu imóvel dos sonhos? Entre em contato com a gente através da nossa central de atendimento: (86) 3085-2101.