Se existe uma figura que possui muita relevância e que causa impacto positivo em condomínios, seja de casas ou apartamentos, é a do síndico.

Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seu papel nesses empreendimentos, quais são suas obrigações e limitações de atuação. Preparamos esse conteúdo para facilitar seu entendimento sobre o assunto.

Confira abaixo!

O que é um síndico de um condomínio?

síndico, também chamado de administrador de condomínio, exerce exatamente essa função, garantido o controle das finanças, a limpeza das áreas comuns, a segurança, a ordem, resolver conflitos, estimular a paz e o bem-estar entre os moradores.

Ele deve ser eleito através de uma assembleia realizada com os moradores e qualquer pessoa pode se candidatar ao cargo, residente do local ou não. A pessoa escolhida pode, inclusive, ser síndico em mais de um condomínio.

O síndico também se torna o representante legal, podendo responder por processos jurídicos, sendo o responsável e porta-voz do condomínio, respondendo às determinações do Código Civil.

Quais as funções do síndico em um condomínio?

Existem várias obrigações que devem ser seguidas pelo síndico. Listamos abaixo todas elas:

Garantir o seguro obrigatório

Uma das obrigações é contratar um seguro obrigatório para o condomínio, que garanta a segurança contra incêndios e outras situações que causem danos parciais ou totais para as edificações, seja referente às áreas comuns ou quando falamos de um edifício.

Dar atenção ao equilíbrio financeiro

O síndico deve garantir que haja equilíbrio financeiro sobre o empreendimento, ou seja, ele tem a obrigação de pagar todas as contas dentro do prazo, realizando também um planejamento com relação aos orçamentos, ajustando gastos para nada sair do controle.

Isso inclui cotar valores sobre serviços que serão prestados ao condomínio, registrando os orçamentos para determinar o valor mais atrativo, possibilitando que os condôminos acompanhem os valores e evitando a contratação de terceiros por interesses próprios.

Realizar a cobrança de moradores

A inadimplência é algo comum em condomínios, devendo ser combatida pelo síndico, cobrando valores e contas atrasadas de forma educada e com discrição. Quando pagamentos não acontecem, ele pode acionar a cobrança através da justiça usando negócios especializados.

Convocar assembleias com os moradores

As assembleias são reuniões com os condôminos, essenciais para votações sobre assuntos relevantes que envolvem todos e para comunicar eventos que impactem a todos. É o síndico que deve comunicar sobre elas, garantindo que todos saibam de sua realização.

Contratação de prestadores e funcionários

Realizar a contratação ou demissão de funcionários do condomínio também faz parte de sua função. Acompanhando, inclusive, como o serviço está sendo prestado.

Fiscalizar se as normas e regulamentos são seguidos

Todo condomínio possui regras e regulamentos que os moradores devem seguir. O síndico fiscaliza e aplica penalidades em casos de desvio de conduta. Isso envolve realizar uma advertência ou até aplicar multas financeiras conforte cada caso.

Realizar obras de caráter emergencial

Conforme as reais necessidades do condomínio, o síndico também pode executar obras de emergência que não eram previstas no planejamento financeiro, o que inclui problemas como vazamentos de água, cancelas ou portões com problemas de funcionamento.

Se você busca viver com qualidade, conheça mais sobre a Construtora Rivello, uma empresa que tem seus principais valores focados na pontualidade e no compromisso com os clientes, com atuação em condomínios de casas e apartamentos em Teresina, Timon, Parnaíba e Luís Correia.

Faça agora uma simulação de forma simples considerando onde você deseja morar!