Conquistar uma casa para chamar de sua é o sonho de milhões de brasileiros. Para isso, é necessário que a pessoa tenha os mecanismos para que consiga atingir esse objetivo. Dessa forma, é preciso conhecer as principais dicas de planejamento financeiro para realizar o sonho da casa própria, ampliando, ainda, mais suas possibilidades.

Afinal, com um bom dinheiro guardado, educação financeira para saldar as parcelas e o entendimento sobre as cláusulas contratuais, esse objetivo torna-se muito mais viável – e tranquilo para que você possa realizar.

Pensando nisso, a Construtora Rivello, especialista no ramo imobiliário, traz para você dicas de planejamento financeiro para realizar o sonho da casa própria. Não deixe de conferir nosso site e, em caso de dúvidas, entre em contato com nossa central de atendimento através do Whataspp (86) 3304-1633.

 

Tenha o controle do que ganha e gasta

O primeiro – e indispensável passo – é saber quanto você ganha e o que gasta todo mês. Isso permite entender o valor que poderá investir em seu futuro imóvel, quais custos podem ser cortados (para serem direcionados às parcelas), e também se é possível ter uma renda extra.

Isso pode ser feito com planilhas, mas há uma série de aplicativos e programas que te ajudam a realizar esse processo de forma rápida e simples. Importante ressaltar: anote todos os gastos, desde os maiores como aluguel, até os menores. Por isso, não se esqueça que o cafezinho na padaria da esquina também precisa entrar na conta, viu?

 

Libere até 30% da sua renda. Até lá, poupe

Na sequência (e a nossa próxima dica), é que você atinja um controle de gastos que te permita entre 20% até 30% da sua renda mensal livre para que você possa investir na sua sonhada casa própria. Os especialistas em finanças são unânimes: esse percentual é o suficiente para que você possa investir no imóvel sem perder qualidade de vida.

Por isso, esforce-se para chegar lá. Até esse ponto, todo o dinheiro que sobrar, invista. Há uma série de produtos financeiros que podem te render um bom montante, de acordo com o seu prazo.

Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCI e LCA), por exemplo, são ótimos locais para deixar seu dinheiro guardado, rendendo um bom montante – e que vai ajudá-lo, ao menos, na entrada do imóvel.

 

Elabore um plano e trace suas metas

Outra das dicas de planejamento financeiro para realizar o sonho da casa própria é em dose dupla: elabore um plano para adquirir o imóvel e trace as metas financeiras para quitá-lo definitivamente. Aqui, cabem alguns pontos:

  • Seu plano deve contemplar quais são as melhores condições, analisando vários contratos e entendendo o que sua situação financeira atual e a longo prazo permitem investir;
  • A meta é saber como vai adquirir sua casa: por meio de financiamento, consórcio, utilizando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aderindo à programas governamentais como o Casa Verde e Amarela, entre outros;
  • E, sobretudo: não tenha pressa. Saiba que um bom planejamento financeiro traz frutos depois de um período, então colha os melhores resultados ao ser um expert das suas finanças.

 

Realize seu sonho

O planejamento financeiro não é difícil, mas você terá que mudar alguns hábitos. Sobretudo, pense que todo o esforço nas contas realizado agora liberará dinheiro no futuro – além, é claro, de te contemplar no sonho da casa própria.

Na Construtora Rivello você encontra uma série de imóveis para que você, com seu novo perfil financeiro, possa realizar este sonho.