Não há melhor lugar do que a nossa casa, não é mesmo? Sendo um lugar que utilizamos para descansar, relaxar, receber amigos e familiares e também, por vezes, trabalhar, por que não adequar a residência de modo que ela se torne um local cada vez mais agradável?

A busca por uma casa aconchegante que nos faça sentir bem dentro dela influencia nossa qualidade de vida como um todo, em todos os aspectos e situações de nosso dia a dia.

Conceito de Casa Moderna

Nesse contexto, vamos conhecer um dos estilos mais procurados atualmente: as casas modernas, que são caracterizadas pelos ideais modernistas surgidos no século passado, com base nas ideias de sociólogos e filósofos.

Sendo assim, é importante não confundir o “moderno” com o “contemporâneo”, que está mais relacionado com aspectos relacionados aos dias atuais. No entanto, visto que as particularidades das casas modernas vieram se transformando ao longo do tempo e marcam forte presença atualmente, inclusive com a utilização de recursos tecnológicos, elas podem ser consideradas também casas contemporâneas.

Principais características das casas modernas

São vários os fatores que definem uma casa moderna, a utilização de materiais brutos, sem acabamento, de forma aparente, como concreto e peças em aço, por exemplo, é um deles, bem como a aplicação de linhas retas e bem delimitadas.

As interações sociais, por sua vez, são privilegiadas quando se fala em casas modernas, o que faz com que os ambientes sejam funcionais na questão do melhor relacionamento entre as pessoas. Com amplos e integrados ambientes, as construções modernas atendem a esse propósito.

Para deixar o espaço ainda melhor para as integrações humanas e ainda trazer um atributo clean aos cômodos, o uso de vidros e fartura de luz, principalmente a natural, são recursos peculiares e marcam forte presença nesse tipo de residência.

Mais especificamente sobre os móveis e a decoração, as casas modernas se destacam diante da sua neutralidade e pouca informação visual, ou seja, pela utilização de móveis retos e cores neutras.

Atualmente, podemos citar algumas das principais tendências, como áreas vazadas no exterior, telhados não aparentes, utilização de plantas na decoração (como jardins verticais, por exemplo), iluminação externa, vãos livres como garagem, combinação de madeira e concreto, utilização de pedras para decoração, andar superior maior do que o inferior, entre muitas outras.

Estilos de residência para todos os gostos

Nesse contexto das funcionalidades, benefícios e comodidades que uma residência moderna pode trazer, vale ressaltar que todas essas características podem ser combinadas com a aplicação de recursos de alta tecnologia e designs inovadores que surgem com o passar dos anos.

Legal não é? Agora você já pode pensar em deixar sua casa nesse estilo combinando com seu gosto. Mãos a obra!