Vamos conhecer um pouco mais sobre a história de Teresina, capital do Piauí.
Teresina é a capital do Estado do Piauí e fica localizada a 343 km do litoral do estado, sendo a única capital da região Nordeste distante do litoral, pois está situada na macrorregião do centro-norte Piauiense. Segundo a estimativa do IBGE de 2016, sua população é de aproximadamente 848 mil habitantes. Considerando junto a cidade maranhense de Timon, a região da Grande Teresina passa a ter quase 1 milhão e 200 mil habitantes.
A cidade foi fundada em 16 de agosto de 1852, e as pessoas que nascem em Teresina tem o gentílico de teresinense. A padroeira de Teresina é a Nossa Senhora do Amparo. Com uma altitude de 72m relação ao nível do mar, a distância entre Teresina e o Distrito Federal é de aproximadamente 1790km.
A História de Teresina
O surgimento de Teresina está estreitamente ligado à história do Rio Poti. A Coroa Portuguesa ofereceu o território como sesmaria Antônio Coelho Teixeira no ano de 1744. O primeiro proprietário de terras de Teresina viu o seu pequeno povoado crescer e se tornar uma vila, que ficou conhecida como Poti Velho. Hoje em dia, este bairro é considerado um dos mais antigos e tradicionais bairros da capital do Piauí.
Quando a cidade de Teresina foi criada no meio do século XIX, já havia o interesse de que ela se fosse a capital da então província do Piauí, tornando-a assim, e a primeira capital planejada do território nacional. A capital anterior da província era a cidade de Oeiras. e a mudança de capitais gerou desconforto político entre a população oeirense e teresinense.
Teresina foi uma das primeiras cidades brasileiras que teve um nascimento artificial, desenvolvida em desenho geométrico. Seu nome é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, mulher responsável por fazer o intermédio da mudança de capital da província. A curiosidade é a mistura entre os nomes Teresa e Cristina. Também é chamada carinhosamente de Terê, Capital do Meio-Norte, Cidade verde ou apenas The.
Até hoje Teresina possui ruas repletas de árvores. Motivo pelo qual o escritor Coelho Neto, nascido no estado do Maranhão, lhe atribuiu o apelido carinhoso de Cidade Verde. Atualmente Teresina é considerada uma das capitais mais prósperas do país, com o crescimento considerável na Indústria Têxtil, no turismo e na área dos serviços.
Foto: Vista do Rio Poti de